Cinco delas estão na China e e quatro na Turquia, deixando as grandes metrópoles dos países desenvolvidos
Macau, Izmir, Bursa ou Xiamen não são as cidades mais conhecidas do planeta, mas estão entre as dez que mais cresceram em 2014.
Tóquio, Nova York, Paris e Londres, cidades entre as mais ricas do mundo, não apresentaram o mesmo crescimento que estas localidades de países em desenvolvimento.O resultado de um estudo envolvendo mais de 300 cidades feito pelo centro de pesquisa americano Brookings Institute mostra que cinco delas estão na China e quatro na Turquia. Dubai, nos Emirados Árabes, completa a lista.
Joseph Padilla, coautor do estudo, não se surpreende com os dados. "A base de comparação foi o crescimento econômico e não a riqueza. Para medi-lo, combinamos o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, porque dá uma ideia da renda média da população, e o crescimento do emprego, por seu impacto econômico. Em ambas as medidas, estas cidades superam as de países desenvolvidos", diz Padilla.
Em âmbito global, as 300 grandes cidades comparadas pelo Brookings Institute concentram 20% da população mundial, mas representam 50% da produção econômica.
Confira a lista completa e conheça um pouco mais sobre as cidades e os motivos por trás de sua plena expansão.
0 comentários:
Enviar um comentário